O dia 04 de agosto de 2021 entra, mais uma vez, para o calendário de ordenações da Diocese de Salgueiro com a elevação ao segundo grau da ordem do então Diácono Tessício Leal em sua terra natal, Moreilândia. Já outros padres receberam suas ordenações sejam sacerdotais, sejam diaconais, neste mesmo dia e não por acaso, afinal, 04 de agosto é a memória litúrgica do patrono dos sacerdotes São João Maria Vianey, o Cura D’A’rs. Esta é a segunda ordenação de um jovem ao clero de Salgueiro neste agosto, mês das vocações, e mais um importante adicional a missão evangelizadora no Sertão Central.
Tassicio Leal de Oliveira nasceu no ano de 1992 na cidade de Moreilândia, no sertão pernambucano. Desde a juventude sentiu o chamado a vocação sacerdotal pulsar em seu coração. Diante disto, ingressou no Seminário Propedêutico, em Garanhuns, no ano de 2021, pela Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. No Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores em Caruaru, em 2013, cursou a filosofia, e no ano de 2017, a teologia, formando-se em 2020.
Chegou a Paróquia Santo Antônio, Catedral, no mesmo ano de sua formatura, para realizar o estágio pastoral em preparação para a ordenação diaconal. A mesma paróquia que o acolheu nesse momento também foi o local onde desempenhara o ministério da diaconia. Tendo sido ordenado Presbítero, continua em Salgueiro como vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio.
A cerimônia de ordenação foi longa, porém, emocionante. Toda a cidade se mobilizou para prestigiar o filho da cozinheira e do agricultor que, naquele momento, entregava definitivamente toda sua vida ao serviço da messe. Caravanas vindas de Petrolina, Caruaru e até outros estados por onde Tassício passou exalando seu carisma vieram homenageá-lo. Nos agradecimentos, falaram o prefeito municipal de Moreilândia, Teto Teixeira, Dona Lila, representante da Paróquia Santo Antônio de Salgueiro e uma outra senhora, conterrânea do neo-sacerdote, cujo discurso emocionante resumiu a vida e a caminhada do ordenado. Toda a celebração foi organizada sob estrita atenção as medidas sanitárias ainda em vigor pois, não custa lembrar, a pandemia não acabou.
Rezemos pela missão deste jovem padre, para que seja exemplo perene de amor a eucaristia, obediência a tradição, ao magistério e as Sagradas Escrituras, pilares da fé católica, suscitando, por este exemplo, o ardor vocacional no coração de muitos jovens. Desta feita, cumpre aplaudir o valioso trabalho da OVS – Obra das Vocações Sacerdotais – em nossa diocese, que tantas vocações colheu para os celeiros de Deus.
Imagens: Habemus Foto
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro