O dia 01 de julho de 2023 entra para o calendário de eventos da história da Diocese de Salgueiro como um dos mais memoráveis. Nesta data, assentou-se em sua cátedra o segundo bispo nomeado pelo Papa Francisco para esta região do nordeste, envolto em júbilo, esperança e emoção. Não mais vacante, Salgueiro poderá continuar sua missão evangélica como protagonista no cenário católico nordestino, assistida em suas necessidades, pelos próximos dez anos. Dom José Vicente, 65, vindo das terras do Padre Cícero Romão Batista, é oficialmente titular da mais jovem diocese de Pernambuco. Seu nome, a partir de agora, deverá ser recitado na prece eucarística e incluído nos demais ritos oficiais da igreja, conforme estabelece o Direito Canônico. Seu brasão estampará documentos oficiais e sua assinatura determinará os rumos pastorais e administrativos desta circunscrição enquanto estiver a sua frente. Bendito seja Deus pelas bênção concedidas a este chão esturricado, mas fecundo de fé, esperança e amor.
O dia começou com a saída de Dom José Vicente do Crato/CE em direção a cidade de Cedro, a primeira do território pernambucano em seu trajeto. Lá foi recebido pela população em polvorosa, festiva, que entre palmas e vivas o aclamava como o “bendito que vem em nome do Senhor”. O novo bispo entrou na igreja matriz, fez um breve momento de oração, cumprimentou alguns presentes e seguiu viagem em direção a Salgueiro, tendo sido recebido pelos seminaristas, repórteres e jornalistas que o aguardavam para a coletiva de imprensa no Seminário Propedêutico São João XXIII. Vários padres das dioceses de Salgueiro e Crato se fizeram presentes neste primeiro contato de Dom José Vicente com seu novo rebanho.
A coletiva, organizada pelas PASCOM (Pastoral da Comunicação) diocesana e da Sé Catedral, transcorreu de forma pacífica e cada veículo de comunicação da região teve um minuto para formular sua pergunta ao novo bispo. O local da coletiva foi o auditório do seminário São João XXIII. As perguntas foram feitas por ordem de chegada e participaram as rádios Asa Branca FM, Vida FM e Salgueiro FM, além do Blog do Thiago Lima, Blog do Alvinho, dentre outros meios digitais da região e também do Ceará. Durante todo o dia, a Rádio Educadora FM do Crato esteve em sintonia com a Rádio Asa Branca de Salgueiro, rádio da diocese, transmitindo os eventos da posse e os ânimos dos fieis em ambos estados. Terminada a coletiva de imprensa, um coffe brake foi servido aos presentes, seguido de um almoço.
As 17h, Dom José Vicente chegou em carreata a sua Catedral para o rito canônico de posse, ocasião em que foi ovacionado pelos fieis que, ansiosos, o aguardavam sacolejando bandeirolas com sua imagem e cantando hinos de gratidão ao Deus altíssimo pela sua chegada. Bispos de várias partes do nordeste como Ceará, Paraíba e Alagoas marcaram presença neste dia, com destaque para o Administrador Apostólico de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o arcebispo eleito desta dita circunscrição, 2º vice-presidente da CNBB e ainda bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson da Nóbrega, o presidente do Regional Nordeste II e bispo de Cajazeiras/PA, Dom Francisco Sales e o bispo do Crato e primeiro bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique. Também o auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacedo, e os bispos de Petrolina, Palmares, Pesqueira, Nazaré da Mata, Caruaru e outras dioceses do nordeste vieram prestigiar o colega e dar-lhe as boas-vindas.
As autoridades seculares do município, a saber, o Prefeito de Salgueiro Dr. Marcones Sá, que também participou da coletiva de imprensa, vereadores e uma representante da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, compareceram à posse. Na porta principal da catedral, o paróco Padre Rogério ofereceu ao novo bispo o crucifixo para ser osculado, enquanto executava-se a antífona “Tu és sacerdote eternamente”. O novo bispo adentrou sua catedral aspergindo os fieis com água benta. Em seguida, dirigiu-se ao sacrário para um breve momento de oração. Na sequencia, o cura e administrador da Catedral, Pe. Rogério Alencar, procedeu a leitura da bula papal de nomeação episcopal de Dom José Vicente, iniciando, assim, o rito de posse.
Eram 17:45h quando Dom Fernando Saburido passou o báculo às mãos de Dom José Vicente, juntamente com Dom Magnus e Dom Paulo Jackson a quem convidou para dividir a honra. A Catedral estava abarrotada de pessoas tanto dentro como fora e um telão foi instalado para facilitar a visibilidade dos fieis. Terminado o rito de posse, todos seguiram em carreata para o terreno da futura catedral (antiga CAGEPE), onde fora realizada a missa de início do serviço pastoral. O trajeto percorreu as principais ruas e avenidas da cidade com o apoio da guarda civil e da Polícia Militar.
Chegado ao terreno da futura catedral de Nsa. Sra. Aparecida, Dom José Vicente foi recebido pela multidão que fez aquele espaço gigantesco parecer minúsculo. Uma procissão incrível de padres, bispos, seminaristas e diáconos atravessou o corredor humano em direção ao palco celebrativo, que estava dignamente adornado com as imagens da Padroeira do Brasil e do padroeiro da diocese, Santo Antônio. O terreno da futura catedral, estava com uma grande representatividade de pessoas que vieram em caravanas das 25 paróquias e 03 áreas pastorais da diocese, de dioceses vizinhas e até de outros estados.
A missa em si transcorreu como de costume, já que os ritos adicionais de posse foram realizados na catedral. Em sua homilia, o novo titular de Salgueiro fez questão de relembrar um pouco sua trajetória missionária, os desafios de se lançar em missão e a gratidão por tudo quanto o Senhor Deus realizara em sua vida até aquele momento. Frisou que desde o primeiro instante amor Salgueiro e, apesar de desafiado, seu “sim” é pautado na esperança de ser um bom pastor para o seu novo rebanho.
No fim da concelebração, Dom Francisco de Sales, Presidente do Regional NE2 da CNBB acolheu Dom José Vicente em nome dos bispos de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Na sequência, Padre Romilson trouxe uma bela mensagem representando o clero diocesano. O rito final seguiu com a leitura da Ata de Posse Canônica feita pelo Padre Rogério. Antes da bêncão final, Dom José Vicente agradeceu a todos pela presença nesse dia importante para a Diocese de Salgueiro.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro
Imagens: Habemus Foto