Será realizada aos 18 dias do mês de novembro de 2023, a 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Salgueiro, agora sob o comendo de seu novo bispo Dom José Vicente, no Seminário Diocesano S. João XXIII em Salgueiro. Tendo como inspiração o Sínodo da Sinodalidade convocado pelo Papa Francisco este ano, a diocese assume a proposta de “diocesaneidade” com o tema:“ A diocese é terra prometida, lugar sagrado, dom da benevolência de Deus”. O Pe. Edilson Rodrigues, facilitador do encontro, explica que:
“A diocese deve ser tratada como terra santa, terra prometida, um verdadeiro dom recebido da benevolência de Deus, um espaço sagrado onde aprofundamos as raízes de nossas vidas no mistério da salvação, e por este mistério vivemos na comunhão de família de Deus. A palavra diocesaneidade é nova na linguagem teológico-eclesial, fundamenta-se na riqueza que o Vaticano II nos proporcionou e é fruto do desenvolvimento do espírito do concílio na concepção de que “no seio da comunhão eclesial as Igrejas particulares gozam de tradições próprias, sem causar prejuízo algum ao primado da sé de Pedro, que preside a comunhão universal da caridade” (Cf. LG, 13)”.
Nesta perspectiva, a assembleia deste ano, que reunirá os líderes de pastorais, movimentos e comunidades da diocese, procurará responder indagações pertinentes a este novo momento da igreja local, tais como: Quais os desafios para a expressão da comunhão diocesana? O que fazer para fortalecer o espírito da diocesaneidade?
Rezemos para que este momento seja de grande relevância para todo o povo de Deus reunido neste solo sagrado e para que a Diocese de Salgueiro continue sendo fiel ao propósito salvífico inaugurado por Cristo, na cruz.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro