Warning: Declaration of my_Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $data_object, $depth = 0, $args = Array, $current_object_id = 0) in /home/diocesedesalgueiro/www/wp-content/themes/betheme-child/functions.php on line 1662
I Plano Diocesano de Pastoral – 2012/2015 – Diocese de Salgueiro

I Plano Diocesano de Pastoral – 2012/2015

“Esse plano, fruto do esforço conjunto do nosso clero diocesano, religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis leigos que à despeito de todas as dificuldades, têm juntos construído a história dessa porção do Povo de Deus, visa ser o instrumento norteador de toda ação missionário-catequética por nós empreendida no período de 2012 a 2015”. (Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap)

Um plano Diocesano de Evangelização reúne de modo sintético e harmônico as principais linhas e atividades da Igreja Particular, isto é, a Diocese, na sua ação evangelizadora, pastoral, catequética e missionária. Ele orienta as comunidades, pastorais, grupos, movimentos e associações religiosas, comunidades religiosas, seminários, comunidade de vida e aliança. Enfim, orienta a caminhada dos discípulos missionários que vivem e realizam sua missão numa diocese.

O Plano ilumina as ações evangelizadoras, promove a comunhão diocesana, aponta horizontes e caminhos comuns que o povo de Deus deve percorrer para realizar o mandato do Senhor:

Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo que vos ordenei. Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo (cf. Mt 28, 19-20).

Posse de D. Magnus 12.10.2010 750

O presente Plano é fruto de uma convicção, aquela de que pastoral não se improvisa. Ela precisa ter um antes (olhar o passado), um durante (o momento presente com seus limites e possibilidades na evangelização) e um depois (projetar ações e linhas concretas do que queremos atingir e onde queremos chegar, pois só se chega a algum lugar sabendo para onde se está indo), como Igreja Particular de Salgueiro – PE.

A elaboração do Plano Diocesano de Evangelização foi concebido olhando para as lições e conquistas do passado, lendo  e interpretando o momento presente, ou seja, ele olha para o caminho já percorrido pelos discípulos missionários que por aqui passaram (Diocese de Petrolina e Floresta), doando suas vidas por esta missão. Ao mesmo tempo, procura se valer destas experiências para vislumbrar um futuro, gestando, a partir do hoje, um modelo de Igreja discípula missionaria, segundo nos pede a Igreja no Brasil através das cinco urgências da ação evangelizadora, proporcionando um encontro pessoal com Jesus Cristo na formação do discipulado (catequese) e, na vivencia e celebração da fé (liturgia).

O primeiro Plano Diocesano de Evangelização da Diocese de Salgueiro – PE, para o quadriênio 2012 a 2015, foi construído de forma participativa e criativa, no decorrer do ano de 2012. Ele foi estudado pelo clero, pelos conselhos comunitários e paroquiais, pelas equipes diocesanas de pastorais, movimento, serviço, organismos e, sobretudo, nas assembleias diocesanas das pastorais. Aprovado na Assembleia Diocesana de Pastoral de 2012 e, aperfeiçoado na sua reta final no ano de 2013, o Plano é fruto de uma grande reflexão iluminada pelo Evangelho de Jesus Cristo, pelo Documento da Conferência de Aparecida, pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015 e pelas Orientações Pastorais no Regional Nordeste II da CNBB.

“(…) um plano de evangelização só tronar-se-á eficaz se cada comunidade cristã, paróquia, comunidade educativa, comunidade de vida consagrada, associação ou movimento eclesial e cada grupo tratar de se inserir ativamente na pastoral orgânica da Diocese evitando guetos, individualismos ou caminhada paralela ao Plano Diocesano de Evangelização. A fecundidade e o bom êxito do Plano de Evangelização só serão possíveis se realmente for assumido por todos (pastorais e fiéis) na comunhão eclesial no seu planejamento, elaboração e execução”.

Objetivo geral da ação evangelizadora da Igreja no Brasil

Evangelizar a partir de Jesus Cristo, como Igreja discípula missionaria, alimentanda pela palavra e pelo Pão da Eucaristia, formando comunidades vivas a serviço da vida plena para todos!

Cinco urgências na ação evangelizadora:

Igreja em estado permanente de missão;

Igreja: casa de iniciação à vida cristã;Igreja:

lugar da animação bíblica da vida e da pastoral;

Igreja: comunidade de comunidades;

Igreja a serviço da vida plena para todos.

Seis prioridades pastorais:

Ano de 2012 – Catequese e Liturgia;

Ano de 2013 – Família e Juventude;

Ano de 2014 – Pastorais Sociais e do Dízimo;

Ano de 2015 – Ação Missionária e Paróquia comunidade de comunidades.

“Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força do seu Espírito.  A verdadeira novidade é aquele que o próprio Deus misteriosamente quer produzir, aquela que Ele inspira, aquele que Ele provoca, aquele que Ele orienta e acompanha de mil e umas maneiras. Em toda a vida da Igreja, deve-se sempre manifestar que a iniciativa pertence a Deus, ‘porque Ele nos amou primeiro’ (cf. 1 Jo 4, 19) e é ‘só Deus que faz crescer’ (1 Cor 3, 7). Esta convicção permite-nos manter a alegria no meio duma tarefa tão exigente e desafiadora que ocupa inteiramente a nossa vida. Pede-nos tudo, mas ao mesmo tempo, dá-nos tudo” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, Papa Francisco, 2013)

Download do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral da diocese de Salgueiro