CANTOS DO ADVENTO

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

 

 

 

CANTOS DO ADVENTO


 

 

ABERTURA - 1. Senhor vem salvar teu povo, das trevas da escravidão, só tu és nossa esperança, és nossa libertação.

Vem Senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar (bis)

2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor, da rocha brota a água viva, da treva nasce o esplendor.

3. Tu marchas a nossa frente, és força, caminho e luz: vem logo salvar teu povo, não tardes Senhor Jesus!

 

1.1. Ref.: Ouve-se na terra um grito, do povo um grande clamor: “Senhor, abre os céus, que as nuvens chovam o Salvador!”

1. É o nosso canto de amor e esperança, que toda a terra proclama, também, e a nossa voz não se cansa: “vem, Senhor Jesus, vem!”

2. É um só canto de amor e esperança, que a terra mãe, germinando contém: a ti, Senhor, nós clamamos: vem, Senhor Jesus, vem!

3. Mesmo se as guerras destroem a terra, pondo em perigo a paz e o bem, que a nossa voz, não se canse: vem, Senhor Jesus, vem!

4. Vem reunir hoje as tuas Igrejas, a tua prece rezamos, também, o nosso amor sempre espere: vem, Senhor Jesus, vem!

 

2 - Ato Penitencial

1. Ó Deus bondade, Pai e Criador, somos povo santo e pecador./ Nós te pedimos força e proteção, ó Deus da vida e da libertação.

Refrão: Ó Deus, perdoa o nosso desamor, do céu envia o Filho Salvador! (Bis)

2. Nosso pecado quer nos condenar, da vossa face vai nos afastar./ Porém, tu és o Deus consolação e nos concedes sempre o teu perdão.

3. Aqui estamos para suplicar que nossas culpas queiras perdoar./ Te prometemos nossa conversão, porque tu és o Deus da salvação.

 

3. SALMO RESPONSORIAL (121)

Que alegria quando ouvi que me disseram

Vamos à casa do senhor. (Bis)

1- Que alegria quando ouvi que me disseram*: Vamos à casa do Senhor! E agora nossos pés já se detêm,* Jerusalém, em tuas portas.

2- Para lá sobem as tribos de Israel,* as tribos do Senhor/ A sede de justiça lá está,* e o trono de Davi.

3- Rogai que viva em paz Jerusalém,* e em seguranças os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros,* tranqüilidade em teus palácios!

4- Por amor a meus irmãos e meus amigos, * peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor,* eu te desejo todo bem!


5. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia/ ALELUIA, ALELUIA.

Vem mostrar-nos ó Senhor/ Vem mostrar-nos ó Senhor

Tua grande compaixão/ Tua grande compaixão

Dá-nos tua salvação/ Dá-nos tua salvação.


6. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

A nossa oferta apresentamos no altar/ E Te pedimos vem Senhor, nos libertar.

1- A chuva molhou a terra/ O homem plantou um grão/A planta deu flor e frutos/ Do trigo se fez o pão.

2- O homem plantou videiras/ Cercou-as com seu carinho/Da vinha brotou a uva/ Da uva se fez o vinho.

3- Os frutos da nossa terra/ E as lutas dos filhos teus/Serão, pela tua graça/ Pão vivo que vem dos céus.

4- Recebe, Pai, nossas vidas/ Unidas ao pão e vinho/E vem conduzir teu povo/ Guiando-o no teu caminho.


7. COMUNHÃO 1º Domingo

Vigiai, vigiai, eu vos digo/ Não sabeis qual o dia ou a hora/

Vigiai, vigiai eu repito/ Eis que vem o Senhor em sua glória! (Bis)

1- Foste amigo antigamente/ Desta terra que amaste/ Deste povo que escolheste/ Sua sorte melhoraste/ Perdoaste seus pecados/ Tua raiva acalmaste.

2- Vem de novo restaurar-nos/ Sempre irado estará/ Indignado contra nós/ E a vida não darás/ Salvação e alegria/ Outra vez, não nos trarás.

3- Escutemos suas palavras/ É de paz que vai falar/ Paz ao povo, a seus fiéis/ A quem dele se achegar/ Está perto a salvação/ E a glória vai voltar.

4- Eis: Amor, fidelidade/ Vão unidos se encontrar/ Bem assim, justiça e paz/ Vão beijar-se e se abraçar/ Vai brotar fidelidade/ E justiça se mostrar.

5- E virão os benefícios/ Do Senhor a abençoar/ E os frutos de amor/ Desta terra vão brotar/ A justiça diante dele/ E a paz o seguirá.

6- Glória ao Pai onipotente/ Ao que vem, glória e amor/ Ao Espírito cantemos/ Glória a nosso defensor/ Ao Deus Uno e Trino demos/ A alegria do louvor.

 

8. COMUNHÃO 2º Domingo Sl 146(145)

Ouço uma voz lá no deserto a gritar:/Uma estrada preparai pára o Senhor! Endireitai os seus caminhos, pois, Ele vem/E logo mais avistareis o Salvador!

1- Louva, Jerusalém,/ Louva o Senhor teu Deus. /Tuas portas reforçou. E os teus abençoou. /Te cumulou de paz /E o pão do Céu te traz.

2-Sua palavra envia,/Corre veloz sua voz./ Da névoa desce o véu, /Unindo a terra e o céu. / As nuvens se desmancham, /o Vento sopra e avança,

3-A Virgem, mãe será, /Um filho à luz dará. /Seu nome, Emanuel, / “Conosco Deus” do Céu. /O mal desprezará, / O bem escolherá.

4-Ao Pai do céu louvemos,/E ao que vem cantemos./E ao divino, então,/ A nossa louvação! /Os três que são um Deus/Exalte o povo seu!

 

9. COMUNHÃO 2º Domingo - Eis Que de Longe Vem o Senhor, para as nações do mundo julgar. E os corações alegres estarão, como numa noite em festa a cantar.

1. Do Egito uma vinha, arrancaste com amor; com cuidado a replantaste, fundas raízes lançou e por sobre a terra toda sua sombra se espalhou.

2. Mas, Senhor, o que fizeste? Por que teu amor se agasta? Derrubaste as suas cercas, todo mundo agora passa, cada um invade e rouba, quebra os ramos e devasta.

3. Senhor Deus, ouve, escuta: do teu povo és o Pastor, do teu trono de bondade faze-nos ver o esplendor. Teu poder desperta e vem, vem salvar-nos, ó Senhor.

4. Até quando estarás indignado contra a gente? Até quando o pão da dor comerá amargamente este povo, que tornaste dos vizinhos o joguete?

5. E a vinha que plantaste, já não vens mais visitar? O cuidado de tuas mãos já nem queres mais olhar? Desgalhada, murcha e seca, desse jeito vais deixar?

6. Sobre o povo que criaste tua mão forte estende, tua face sobre nós, resplender faze clemente. Restaurar-nos vem, Senhor, vem salvar a tua gente.

 

10. COMUNHÃO 3º Domingo - Eis que vem o Senhor Soberano, tendo em suas mãos poder e glória!

1 Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus/Vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo/Com equidade ele julgue os vossos pobres.

2. Os reis de toda terra hão de adorá-lo/ e todas as nações hão de servi-lo. Liberará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.

3. Todos os povos serão nele abençoados/todas as gentes cantarão o seu louvor!


11. COMUNHÃO 4º Domingo Refrão: Vem Senhor, nos salvar: vem sem demora, nos dar a paz!

1. O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos, /ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

2. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor fez erguer-se o caído,/o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro.

3. Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus, /o Senhor reinará para sempre, ó Sião, o teu Deus reinará.

 

Final - SEREMOS A VOZ QUE CLAMARÁ AO MUNDO. PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR!

1. Envia-nos, Senhor, a preparar os teus caminhos, contigo ao nosso lado, não iremos mais sozinho.

 

NATAL


PROCISSÃO DAS OFERTAS

1. As nossas mãos se abrem,/ mesmo na luta e na dor/ e trazem pão e vinho,/ para esperar o Senhor.

Deus ama os pobres/ e se fez pobre, também;/desceu à terra/ e fez pousada em Belém.

2. As nossas mãos se elevam,/ para, num gesto de amor,/ retribuir a vida,/ que vem das mãos do Senhor.

3. As nossas mãos se encontram/ na mais fraterna união./ Façamos deste mundo/ a grande "Casa do Pão"!

4. As nossas mão sofridas/ nem sempre têm o que dar, / mas vale a própria vida/ de quem prossegue a lutar.

 

SALMO RESPONSORIAL (Sl 24)

Abre as portas deixa entrar o rei da glória, é o tempo ele vem orientar a nossa história!

1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra; O mundo inteiro com os seres que o povoam, porque Ele a tornou firme sobre os mares e sobre as águas a mantém inabalável.

2. “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente o coração, quem não dirige sua mente para o crime.

3. Sobre este desce a benção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador é assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.

 

CANTO DA COMUNHÃO

O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome! (Bis)

1. A minha alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

2. O Poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome, seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem;

3. Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos; Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes;

4. Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

5. Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito, desde agora e para sempre, pelos séculos.

Amém!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar